top of page
  • Pontes Vieira Advogados

Planos de saúde e o coronavirus

Os planos de saúde cobrem o exame e o tratamento da doença?


Muitas pessoas se perguntam que em razão do surgimento dessa nova doença provocada pelo Covid-19, se o plano de saúde cobriria o tratamento dos problemas ligados a tal doença ou exame de detecção deste vírus.

Exame de detecção do Covid-19

Pois bem, existe uma lista descrita na Resolução Normativa (RN) n° 428 de 2017, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que trata dos procedimentos e eventos em saúde, que constitui referência básica para cobertura mínima obrigatória dos planos privados de assistência à saúde.


Esta Resolução foi recentemente alterada pela RN n° 453 (12 de março de 2020), em que foi incluído o exame de detecção da Covid-19 na lista de cobertura obrigatória, caso o paciente seja considerado como suspeito de tal doença.


Ou seja, o exame para detecção do Covid-19 está no rol de Procedimentos Mínimos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde suplementar.

Tratamento dos problemas causados pelo Covid-19

A ANS esclareceu também que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com o Covid-19 já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, de acordo com a segmentação de seus planos (ambulatorial, hospitalar).


Assim, mesmo que os planos de saúde devem cobrir obrigatoriamente cobertura para consultas internações, terapias e exames, necessários ao tratamento de problemas causados pelo coronavírus (codiv-19), é importante que o consumidor esteja atento ao tipo e segmentação assistencial de seu plano, já que, conforme a ANS, o ambulatorial dá direito a consultas, exames e terapias, já o hospitalar, dá direito a internação.


E para maiores dúvidas, recomenda-se buscar orientações junto à operadora de seu plano de saúde ou a ANS.


Para saber mais entre em contato por um dos canais abaixo:

www.pontesvieiraadvogados.com.br

info@pontesvieira.com.br

+55 11 2365-7484


249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page