Fusões e aquisições (M&A) de empresas
Acompanhamos nossos clientes brasileiros e estrangeiros, tanto compradores quanto vendedores, nas diversas etapas das operações de compra e venda de empresas (fusões e aquisições/M&A)
Entenda as diferentes etapas de uma
fusão e aquisição e como podemos ajudá-lo!
Assessoramos desde as negociações iniciais, elaboração de proposta, carta de intenções, memorando de entendimentos (LOI/MOU), Letter of intent/ LOI)
Além da redação, análise ou alteração de Acordo de confidencialidade (do inglês, Non Disclosure agreement/NDA) para proteger a divulgação de informações sigilosas
Preparação da Legal Due diligence, ou seja, da auditoria jurídica da empresa-alvo da aquisição em seus diversos aspectos tributários, societários, civil, contratuais, trabalhistas etc, com objetivo de fazer uma radiografia da empresa, trazendo os riscos e passivos existentes, para a melhor tomada de decisão
Redação, análise e negociação do contrato de compra e venda de ativos das empresas, também chamados simplesmente pelas siglas em inglês de SPA (Share Purchase Agreement/Contrato de de Aquisição de Ações) ou QPA (Quota Purchase Agreement/ Contrat de Aquisição de Quotas)
Fechamento (closing) quando se dá na assinatura do contrato de compra e venda de ações/ ou investimento
Acompanhamento nas inscrições e registros necessários na implementação da operação de M&A junto aos órgãos públicos
Redação de acordo de sócios ou acionistas (Shareholders´ Agreement/SHA).
Assessoria para clientes brasileiros e estrangeiros
Atendemos clientes brasileiros que desejam expandir seus negócios, ou empresários que desejam vender suas ações ou quotas de suas empresas.
Assessoramos também investidores estrangeiros que estejam investindo pela primeira vez no Brasil, que necessitam não só na redação de documentos da fusão e aquisição, mas também orientação para a melhor compreensão do sistema jurídico brasileiro.
Investimentos em empresas de tecnologia e startups
Aconselhamos tanto na estruturação da transação de compra e venda de ações, quotas ou ativos das empresas com a saída de sócio (cash-out), quanto na estruturação do negócio na entrada de novo investidor/sócio na empresa (cash-in).
É muito comum em empresas de tecnologia e startups que o objetivo principal em determinado período não é a venda das quotas do fundador da empresa, mas trazer novos investidores com caixa e conhecimento para a expansão rápida da empresa. Com isso, é necessário preparar contratos que se adaptam a essa realidade.
Atuamos e temos experiência em operações de fusões e aquisições (M&A) de sociedades Limitadas (LTDA) mas também de sociedades anônimas (S/A) fechadas, de diversos setores, inclusive familiares.
Enfoque no atendimento sob medida para buscar a melhor estrutura a ser implementada na fusão e aquisição
Da necessidade de realizar uma Legal Due diligence
A legal due diligence, ou seja, auditoria jurídica, tem a função de levantar todos os riscos do negócio objeto da aquisição que possam ter ocorrido no passado, presente e futuro.
Assim, o advogado responsável pela auditoria jurídica realiza a análise de documentos, coleta de informações, consulta de certidões e órgãos governamentais, existência e análise de processos administrativos ou judiciais em curso contra a empresa alvo, nas diversas áreas, a exemplo da área tributária, trabalhista, societária, civil, e da infinidade de contratos firmados pela empresa-alvo no processo de fusão e aquisição.
Por isso é muito importante que a equipe que realiza a due diligence tenha vasto conhecimento na área.
Conte com a equipe de advogados que possuem português, inglês e francês como idiomas de trabalho.